quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

MAXXI Museo Nazionalle delle Arti del XXI Secolo










Primeira postagem do ano! Já estava com saudades do blog, mas aproveitei
as viagens das férias para acumular novidades. Começo o ano com um
lugar que me emocionou muito e que provavelmente vai gerar um pouco de
polêmica. Pelo menos entre os arquitetos...

Em Roma finalmente conheci um museu de arte contemporânea que
consegue ser contemporâneo também em sua arquitetura. Desde a sua
inauguração em maio do ano passado, o MAXXI, Museo Nazionalle delle
Arti del XXI Secolo, já ganhou vários prêmios. Muito merecidos, porque
pela primeira vez me senti em um museu do século XXI, que dialoga com
as obras sem se sobrepôr a elas.

A graça é que, até visitá-lo dizia para todo mundo que odiava a autora do
projeto, a arquiteta Zaha Hadid, premiada diversas vezes por projetos high
tech. Não entendia o porquê de tanta fama e achava sua arquitetura mais de
efeitos do que de realidade. Mas essa visão mudou, pelo menos em relação
ao Maxxi.

Como muitos outros edifícios de Zaha, o museu é basicamente um conjunto
de curvas e planos que se sobrepõe e se cruzam. Mas para a minha surpresa,
alí tudo acontece com harmonia, proporção e gerando grandes surpresas. A
planta não fica clara na cabeça do visitante, que se perde em seus corredores
e escadarias.

É imperdível, ainda mais quando pensamos no contraste entre o projeto e
o resto da cidade. E claro, além da arquitetura, o museu tem um acervo com
obras muito bem escolhidas dos principais artistas contemporâneos.




Esculturas com planos em aço corten do artista americano Richard Serra
Serra cria percursos ao inclinar chapas partindo de formas puras.  
Claustrofobia, desequilíbrio, eco, vazio total de som são algumas das 
sensações causadas pela relação entre a inclinação das chapas.

6 comentários:

  1. I-N-C-R-I-VE-L! Fiquei louca de vontade de visitar e gosrei das fotos. Ficaram muito boas ;)
    Ainda não visitei nenhuma obra da arquiteta, mas tenho curiosidade, pois concordo que é super polêmica! bjão!

    ResponderExcluir
  2. Ah! Lembrei do blog ontem! Estava me perdendo um pouco em Paris, quando virei numa esquina e me deparei numa ruazinha super estreita e gracinha com lojinhas SUPER interessantes...uma só de azeites de milhres de tipos, outra de um designer de coisas de couro feitas à mão lindíssimas e um restaurante de 16.. e tralálá! Pena que eu não estava com a minha máquina, mas ainda vou voltar para fuçar tudo com mais calma!

    ResponderExcluir
  3. Otima postagem.
    O museo è bem interessante, atè todas as obras que contem. Quem quere dar uma volta em Roma pode me ligar para uma tarde diferente.

    ResponderExcluir
  4. Liloca,

    Focou otima a primeira postagem. 2011 promete!

    Beijão

    Hugo

    ResponderExcluir
  5. Muito legal este blog...
    É se perdendo, que se encontra lugares incriveis...

    ResponderExcluir
  6. Estas esculturas do Serra ao vivo sao impressionantes!

    ResponderExcluir